R.U.S.E. é mais um game que busca fugir do
conceito tradicional dos jogos de estratégia em terceira pessoa. Trazendo
elementos de probabilidade e de manipulação para um gênero que tradicionalmente
foca mais em tática do que estratégia – ao menos nos títulos mais populares,
como Warcraft, Starcraft, Age of
Empires e até mesmo Halo Wars – o objetivo é simular a
sensação de um jogo de pôquer, de suspense e blefe.
Para isso, o game
conta com um cenário da Segunda Guerra, onde seis facções se enfrentam e o
objetivo final é sempre o combate, cada uma possuindo forças e fraquezas
específicas. Algumas das características mais gritantes que diferenciam este
título de outros são: o sistema de coleta de recursos, que são transferidos
através de rodovias que podem ser bloqueadas; várias camadas de visão do campo
de batalha, o que permite um controle maior sobre os diversos aspectos
estratégicos; e um sistema de cartas que proporcionam ao jogador algumas
habilidades únicas.
Este sistema de cartas é o que traz uma nova dimensão
às partidas. Através dele, é possível realizar ações como revelar as tropas
inimigas, posicionar exércitos falsos e interferir com a inteligência
adversária. Tudo isto combinado resulta em um RTS bastante único e com uma
perspectiva muito mais macro do que micro – ou seja, um foco bem maior em
estratégias do que na capacidade do jogador de manipular inúmeras unidades
simultaneamente.